Go to Top

O Espanhol e os Negócios. A Língua Espanhola como motor do crescimento empresarial

O espanhol é o idioma dos negócios no presente e no futuro mais próximo. Actualmente, o número de falantes de espanhol supera os 540 milhões distribuídos por 22 países de língua espanhola, o que confirma o Espanhol como a segunda língua mais falada do mundo. Entre 2011 e 2013 verificou-se um aumento de 6,8% de visitas de empresas estrangeiras a Espanha com o objectivo de iniciar novas relações comerciais.

Neste sentido devemos destacar a crescente importância no conhecimento e domínio do espanhol como motor e impulso económico a nível internacional e, como consequência, como eixo de expansão e consolidação de empresas estrangeiras em países de língua espanhola. A América do Norte e Central, juntamente com Espanha, representam 78% do poder de compra na rede comercial de falantes de espanhol.

O conhecimento da língua espanhola supõe um aumento de 290% da actividade comercial bilateral com países de língua espanhola, contra cerca de 240% em países de outros idiomas. Em termos mais concretos, poderíamos dizer que o poder de compra dos países de língua espanhola, segundo o Selig Center For Economic Growth, superou em 2013 os 1,2 bilhões de dólares. Além disso, a adição de espanhol como valor acrescentado no negócio de um país pode significar 15% do PIB.

Dados interessantes:

- A população mundial que fala castelhano supera os 540 milhões.

- O Espanhol é a língua oficial em 22 países e língua reconhecida na América do Norte, Europa, Ásia Central, Norte de África, Filipinas e Austrália.

- Em 2030 a percentagem de falantes de espanhol em todo o mundo será de 7,5%.

- O número de estudantes da língua espanhola aproxima-se dos 20 milhões.